quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Urubu rei.


Urubu rei com seu filhote.

Dois exemplares de Urubu rei



Observem a coloração de seu corpo.


Observem a coloração de sua cabeça.


Classificação
Reino: Animmalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Ave
Ordem: Ciconiiformes
Família: Ciconiidae
Género: Sarcoramphus
Espécie: S. papa

O urubu rei é uma de rapina diurna, abrangente de zonas tropicais e semitropicais, desde o México até a Argentina, inclusive no Brasil. Possui como característica o pescoço e a cabeça nu ( sem penas), pintados de vermelho, laranja e amarelo. Seu corpo é coberto por penas na cor branca e ao final de suas asas é negro. Sua envergadura é de 2 m, pesando entre 3 á 5 kg. Quase não se tem predadores,mas sua baixa reprodutividade e a degradação do meio ambiente, fazem dessa espécie cada vez mais rara.
Até seu sexto mês de vida, eles possuem uma coloração totalmente negra anão ser o filhote que por algumas semanas fica coberto por finas penas brancas, á partir daí vai adquirindo um branco amarelado. O urubu rei não possui muita diferença sexual entre o macho e a femêa, o macho só é um pouco maior comparada a femêa. A época de reprodução vai de Julho a Dezembro, o macho se exibi a fêmea, que é fecundada, podendo gerar de 1 a 2 ovos, que eclodem entre 53 á 58 dias.
Sua alimentação é restritamente carnívora, só se alimenta de animais mortos, anão ser que esteja muito faminto. Como são animais que buscam carne em decomposição, desempenham um papel importante na natureza, eliminando esse tipo de matéria da natureza.

Ataque ao homem?
Geralmente ficam distante do homem e das cidades, mas se for o caso de ameaça, eles podem vomitar e assoprar sobre a vitima,ou até atacar com seu poderoso bico e garras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário