domingo, 17 de janeiro de 2010

Leões os "reis" da África!


Um leão e seu filhote no cativeiro.


leões ao taque a um búfalo.

leão predando, direto ao pescoço.

fêmea e o macho.

Animal: leão
Classificação
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Genero: Panthera
Espécie: P.leo

O leão hoje em dia, pode ser encontrado na África, em maior quantidade no parque nacional da Tanzania e Africa do Sul e nos zoológicos de todo o mundo. Vivem em bando de 5 a 40 indíviduos, sendo que as fêmeas são encarregadas da maior parte da caça e do cuidado dos filhotes e o macho, da defesa do grupo contra outros animais (hienas, bufálos e elefantes) além da demarcação do território.
São carnívoros, se alimentando principalmente das zebras, gnus, impalas e antílopes da Savana. Quando a busca de alimento fica difícil, tentam predar as girafas e búfalos, já que essa caça pode ser letal aos leões devido aos coices da girafas, e as marradas dos búfalos.
A reprodução das femêas, são a cada dois anos em média, a gestação dura entre 100 a 108 dias, onde podem nascer até 4 filhotes, são amamentados em até 4 meses,após esse ciclo são ensinados a caçar.
Em geral medem cerca de 1,90 m, podem pesar até 260 kg sendo que a fêmea pesa menos que o macho (até 182kg) e vivem até 30 anos.

Como sabemos a diferença entre fêmeas e machos ?
No caso dos leões, só o macho apresenta a juba.

Ataque contra o homem?
Normalmente os leões ficam longe do homem, quando estão em seu habitat natural, mas a relatos de leões que atacaram o homem, por motivo de defesa e principalmente para se alimentar.

Cativeiro!
No cativeiro, sua juba cresce mais do que em seu habitat natural, as fêmeas geram filhotes todo ano e geralmente são tranquilos e quase nem se exercitam devido ao espaço e a não necessidade da caça, ja que sua comida é fornecida.
Veja o vídeo, onde leões atacam búfalos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário