quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Formiga carnívora gigante.


Observem seu tamanho comparado com um palito


Falsa-tocandira



Seu tamanho é maior comparado com outras.

Classificação
Reino: Animmalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Hymenoptera
Família: Formicidae
Subfamília: Ponerinae
Tribo: Ponerini
Género: Dinoponera


Também conhecida como formiga carnívora gigante ou Falsa-tocandira. Essa formiga encontra-se na Amazônia, e é a maior registrada no Brasil, ao contrário de outras formigas, esta possui um veneno capaz de imobilizar a vitima, com isso matando-o seja para a alimentação ou defesa, sendo eles pequenos insetos, pequenos repteis rastejantes e alguns tipos de ratos.
Nessa espécie, não existe uma rainha que já nasce para comandar, isso é definido após lutas entre as operárias, não havendo mortes entre elas. Quem se tornar a rainha, será fecundada para colocar ovos pelo resto da vida, após sua morte, nova batalha é formada, para escolher uma sucessora.
Essa espécie vive em buracos no chão, entre 2 a 2,5 metros. Podem alcançar até 3 cm, e vivem até 1 ano.

Ataque ao homem?
Podem atacar o homem quando se sentem ameaçadas, as pessoas alérgicas essa picada pode vir a falecer, devido a complicações do seu veneno.


Qual a diferença entre outras espécies?
Outras espécies costumam construir o ninho na superfície do solo, enquanto as gigantes, fazem eles a 2 a 2,5 metros de profundidade.
Todas as operárias inclusive a dominante, tem a mesma formam e o mesmo tamanho, tornando difícil o reconhecimento de cada individuo enquanto as outras o tamanho pode variar.

5 comentários: