terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Cavalo marinho.


Cavalo marinho se movimentando.


Um macho, liberando os filhotes de sua bolsa.



Cavalo marinho se fixando as plantas aquáticas.






Um exemplar se fixando para se alimentar.


Classificação

Reino: Animmalia
Filo: Chordata
Classe: Osteichthyes
Subclasse: Actinopterygii
Ordem: Gasterosteiformes
Família: Syngnathidae
Genêro: Hippocampus

Obs: Como existe muitas espécies desse mesmo genêro, irei abordar de uma forma mais geral.

O cavalo marinho é um tipo de peixe, que vive em águas temperadas e tropicais. São muito confundidos com plantas marinhas do fundo do mar e podem mudar de cor, para se camuflar dos peixes que os predam, lembrando muito os aspectos dos camaleões. Movimentam-se na vertical, com suas barbatanas. Vivem em prondundidade de 8 á 45 metros e podem medir de 15 á 18 cm.
Sua alimentação é a base de minúsculos moluscos, plâncton e crústaceos. Ele não costuma ir atrás do alimento, mas se alimenta do que está em seu caminho com a ajuda de sua cauda longa que se fixa as algas.
A reprodução ocorre na primavera, e os ovos postos pela fêmea são introduzidos em uma bolsa localizada no macho, e logo são fecundados pelos espermatozoides do próprio macho, após dois meses os ovos eclodem e através de violentas contorções, vai expelindo os filhotes, que são extremamente frágeis a predadores marinhos.
Muitos apreciadores de aquarismo, obtém o cavalo marinho para embelezar e diversificar a vida naquele tipo de ambiente, que tenta imitar o fundo do mar.
Por que do nome cavalo marinho?
Seu nome é devido a sua cabeça que tem uma fisionomia igual a de um cavalo.
Origem do seu nome?
Seu nome Hippocampus, na mitologia grega eram os seres filhos de Poseidon, seres com partes superiores do seu corpo de Cavalo e inferiores de golfinho, que quase sempre guiava-o (Poseidon), por isso de seu nome científico.

Ataque ao homem?
Esse pequeno animal, vive em lugares onde o ser humano não costuma frequentar; fundo do mar; a não ser os mergulhadores,por isso não tem perigo nenhum ao homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário